MAIO - AGO 18 | Afaina de Jong & Innavision
Space of Other é uma instalação espacial da arquiteta Afaina de Jong e do artista Innavision que explora a relação entre espaço e identidade no contexto de uma cidade durante o processo de gentrificação. A instalação medeia entre os espaços públicos da cidade, seus espaços interiores e seus residentes na posição do “Outro” na sua percepção.
Espaços como identidades são construídos. E mesmo que os espaços possam parecer neutros ou dados, nossos movimentos, atividades e vida são sempre ditados pela forma como o espaço é produzido. O mesmo é verdade para identidade. As identidades são construídas e nem sempre por nós mesmos. Neste momento da história, estamos mais uma vez reconsiderando as noções de identidade, enquanto as mesmas cidades estão se tornando cada vez mais universais e genéricas. A gentrificação está deslocando os moradores que, com o passar do tempo, criaram culturas locais, causando a perda de identidade, comunidade, espaço público e o surgimento da cafeteria universal moderna que atende aos jovens, ricos e altamente qualificados.
Spaces of Other visa encontrar respostas para a questão de como definir identidade dentro do ambiente dinâmico da cidade; Uma questão vital no mundo pós-colonial em que vivemos. Lisboa, como Amsterdã, é uma cidade européia sob pressão da rápida gentrificação e turismo de massa, enquanto concorre a negócios internacionais. E o mais importante, é também uma antiga capital do império colonial com uma demografia multicultural altamente dinâmica. À medida que os antigos impérios se desvaneceram, deixaram a influência de séculos de subjugação nas ruas, na arquitetura e nas mentes de cidades multiculturais e seus habitantes. Este diálogo sobre identidade e cultura se desenrola em espaços urbanos e espaços interiores, igualmente em camadas pela história e pela memória cultural.
>> Durante o verão, o Space of Other sediou apresentações, conversas e dinâmicas do cotidiano que ocorrerão dentro da instalação na Wozen e convidou agentes locais de mudança, criativos e pensadores para explorar ainda mais como a identidade e a vida na cidade estão conectadas.