OUT 16 | Se uma janela abre para o céu e outra para o inferno, a porta abre para onde?
"Se Uma Janela Dá Para o Céu e a Outra Para o Inferno, a Porta Abre Para Onde?"
A partir de uma pesquisa poética ambientada entre o universo lúdico do jogo e a dramaticidade característica do movimento neo-expressionista, a artista carioca Pérola Maia Bonfanti cruza o oceano e chega a Wozen para apresentar a mais completa exposição de sua jovem carreira plástica: a individual “Se Uma Janela Dá Para o Céu e a Outra Para o Inferno, a Porta Abre Para Onde?”, aberta ao público até o dia 20 de Novembro. O cru dos recortes do tecido, o traço marcado no rústico do carvão e os desenhos que rompem as telas e ganham as paredes… A pergunta está no ar, e as portas abertas.
Entre trabalhos recentes, todos centrados em figuras de crianças asiáticas, e obras de "sua primeira fase", de evidente influência grega, a artista carioca reverencia sua carreira, a evolução do seu trabalho e, acima de tudo, o ser humano pluralista - que, independentemente da sua origem, idade ou credo, estará sempre mergulhado em afeto. A apresentação de murais híbridos que se expandem para a parede e o uso das portas originárias do edifício em instalação, além de dar vida e fazer jus ao título, adiciona à exposição o toque fundamental do conceito lúdico-fenomenológico desenvolvido pelo artista.
From a poetic research acclimated between the playful universe of the game and drama characteristic of the neo expressionist movement, Pérola Maia Bonfanti, an artist from Rio cruzes the ocean and lands at Wozen to introduce the most complete exhibition of her young artist's career: an individual entitled “Se uma Janela Dá Para o Céu e a Outra Para o Inferno, a Porta Abre Para Onde? (If a Windows Opens to the Sky and Another to Hell, the Door Opens To Where?), opened to the public until 20th of November. The rawness in her fabric clippings, her trace marked on rustic coal and drawings that break the screens and gain the walls… The question is in the air, and the doors are open
Amongst her recent works, all centered in figures of asiatic children, and works of “her first stage”, from evident greek influence, the carioca artist reverence her career, the evolution of her work and, above all, the pluralistic human - who, regardless of their origin, age or creed, will always be steeped in affection. Hybrids support murals that expand to the wall and the use of originating doors of the building installation, in addition to life and to live up to the title, add to the exposure the key touch of playful-phenomenological concept developed by the artist.
Pérola Maia Bonfanti
Pérola Maia Bonfanti
Vernissage night - interview for Fred Maia
Estado de espírito IV, 2016
290 x 164 cm
Laocoonte, 2011
280 x 435 cm / carvão sobre algodão cru e parede
Vernissage night
Estado de espírito VII, 2016 - 280 x 196 cm | carvão e tinta de parede sobre algodão cru / coal and ink on canvas
Estado de espírito VII, 2016 - 280 x 196 cm | carvão e tinta de parede sobre algodão cru / coal and ink on canvas
Às de Paus, 2011 - 200 x 160 cm | carvão sobre algodão cru / coal on canvas
Laocoonte, 2011 | 280 x 435 cm - carvão sobre algodão cru / coal on canvas
Laocoonte, 2011
280 x 435 cm / carvão sobre algodão cru e parede
Medusa II, 2011
105 x 109 cm / carvão e acrílica sobre algodão
Às de paus, 2011
200 x 160 cm / carvão sobre algodão cru e parede
If a Windows Opens to the Sky and Another to Hell, the Door Opens To Where?
Menina com véu, 2016
157 x 140 cm / carvão, tinta de parede, resina, folha de ouro e pastel seco sobre algodão cru
Menino com véu, 2016
114 x 80 cm / carvão, resina, folha de ouro e pastel seco sobre algodão cru
Estado de espírito VI, 2016
158 x 64 cm / carvão e guache sobre algodão cru e parede
Menina com Véu, 2016 | 157 x 140 cm - coal and gold leaf over canvas
Menino com Véu, 2016 | 114 x 80 cm - coal and gold leaf over canvas
"Estado de Espírito VI", 2016 | 158 x 64 cm - coal over canvas