SANDCLOCKS 103.jpg

Exposições

Exhibitions

 

A ERITAGE situa-se no centro da capital Portuguesa, em frente ao Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), o que nos inspira a criar um espaço experimental aberto ao diálogo transcultural em busca de novos formatos e processos criativos. Desta forma, desenvolvemos projectos artísticos que promovam experiências capazes de dissolver as fronteiras entre o artista e o público, entre a obra e o espectador, com propósito estimular uma nova percepção ética, de participação, coletividade, e mudança.

ERITAGE is located in the Portuguese capital, in front of MNAA (National Museum of Ancient Art), inspiring us to create a space open to intercultural dialogue in search of new formats and creative processes. Therefore, we develop artistic projects in order to promote experiences capable of dissolving the boundaries between the artist and the public, between the work and the spectator, with the purpose of stimulating a new ethical perception, of participation, collectivity, and change.

 
Back to All Events

30.03.2022 | Cosmos by David Shillinglaw


  • Eritage 128 Rua das Janelas Verdes Lisboa, Lisboa, 1200-692 Portugal (map)

COSMOS Exhibition by David Shillinglaw

30.03.2022 | COSMOS by David Shillinglaw

 Exposição Individual de David Shillinglaw (UK)

(scroll down for English Text) (catalogue here)

Temos o prazer de anunciar o artista britânico David Shillinglaw para nossa primeira exposição de 2022. COSMOS é resultado de sua residência artística de 1 mês em Lisboa, Portugal.

Nascido em 1982, ele cresceu em Londres e se formou na Central Saint Martin em 2002. Atualmente vive e trabalha em Margate, Reino Unido. O artista britânico é conhecido por explorar temas em torno da “condição da mente humana” – David Shillinglaw atua neste espaço conflituoso e confuso, que em última análise se relaciona com a condição humana: uma necessidade implacável de controle dentro de um mundo desordenado. Suas pinturas vibrantes e vitais apresentam um sistema caótico, no qual formas naturais, palavras livremente conectadas e traços humanos irrompem e estão contidos em grades, caixas e linhas organizadas. Sentimentos contraditórios de liberdade e confinamento, segurança e claustrofobia convivem em suas obras.

Como artista, David luta com esse equilíbrio de ordem e desordem. Ele voltou várias vezes à citação de Carl Jung: “Em todo caos há um cosmos, em toda desordem uma ordem secreta”. Suas obras falam de nossa jornada exaustiva para descobrir alguma forma de estrutura organizada. Mas eles também sugerem que nunca entenderemos completamente o mundo ao nosso redor, e é aí que reside o verdadeiro significado.

Mapeamento e psicogeografia são temas recorrentes para David. Entendemos o mundo ao nosso redor através da cartografia, a sincronicidade das ruas pulsando com vida humana e terrenos baldios estéreis em formas nítidas e símbolos para o olho humano entender. O tratamento composicional do espaço de David – gradeado, padronizado – reflete a natureza complexa dos limites. Muros marcam territórios; podemos nos encontrar do lado certo ou errado de uma parede, seguros em casa ou tentando desesperadamente chegar ao outro lado. As formas humanas que residem nas grades de David sugerem migração, deslocamento e alteridade, bem como segurança e proteção.

Essa busca de estrutura vai do macro ao micro em suas obras, da nossa vontade de compreender universos inteiros até nossas próprias vidas e os problemas que estão dentro delas. Os retratos mais figurativos de David - uma composição de formas geométricas, reunindo cores com conotações otimistas e pessimistas - são peças evocativas onde o humano é conflitante e labiríntico: uma mistura de identidades, sentimentos, pensamentos e padrões.

Esses trabalhos confrontam o quadro restritivo que muitas vezes é aplicado à vida humana, levando a definições rígidas de gênero, tipo de personalidade e identidade. Os retratos de David afastam as fachadas calmas e singulares com as quais muitas pessoas andam e devolvem o humano ao seu eu naturalmente complicado e bonito. Esses retratos eliminam os binários normalmente usados para entender a humanidade e oferecem uma visão mais aberta e compassiva. Essas figuras podem ser exatamente como são, confusas, mas inteiras.

As obras emaranhadas e alegres de David sugerem que é impossível entender completamente ou reivindicar propriedade sobre qualquer coisa nesta vida. Quando procuramos a versão cognoscível, complacente e essencialmente “segura” de nós mesmos, dos outros e do mundo ao nosso redor, nos vemos cegos. A beleza está em nos entregarmos ao caos cósmico que nos cerca e confiar que, mesmo que não possamos vê-lo, há uma ordem primorosa por trás disso. Talvez seja apenas nos entregando totalmente ao mundo, aceitando nosso papel como uma parte precária e não o autor dele, que podemos realmente começar a respeitá-lo, cuidá-lo e – como David faz com total espontaneidade – deleitar-nos com suas muitas maravilhas sublimes.

Texto Curatorial: Emily Steer. 

Exposição “COSMOS”

O infinito se inicia em nossa psiqué. Ao menos para nós.

Em nosso infinito particular se iniciam as viagens ao conhecimento universal, infinito. Isso é como uma sede na nossa sede, e a boca cede diante do irresolúvel interminável. É como uma necessidade ininterrupta, não temos fim assim como o tudo, o total. “Quando se vive sob a espécie da viagem o que importa não é a viagem mas o começo da por isso meço por isso começo” e “há mil histórias na mínima unha de história”, diz Haroldo de Campos. Nesse nosso infindável, por ser sem fim, temos o Universo, em expansão, como nós e nosso conhecimento.

Nesse lugar, encontra sua ópera Shillinglaw. Concentração poli-galáctica, pinturas como imagens de sentido pleno que se perdem no seu entorno, vizinhos que viram perdição, num pulsar quase mudo visual, abraços de anos-luz.

Sim, os anos-luz nos abraçam, o universo pulsa. Este aparece com sua própria consciência - e desloca essa ciência numa inconsciência, o obscuro com densidade, como em Tanizaki Junichiru, Elogio da Sombra, obscuro que pode “introduzir-se nos olhos”, um escuro sólido e cheio de vontades, como é Freud, como o insconsciente.

Como nos sonhos, melancias escorrem de pirâmides que são perpassadas por barrocas escadas por trás de telas e telhados revelados porque as pirâmides são como batatas.

A liberdade que essa visão alcança se reflete nos trabalhos do artista. Diante do infindo, o domínio imagético se dispersa em pontos caoticamente cosmológicos. Sem centro, a obra não tem ponto final, propaga-se continuamente, em diferentes exposições, em diferentes telas, paredes e olhos por todos os caminhos sensíveis. Não há apoio para esse trabalho, eliminação de eixos, tal como descritos por Derrida, onde há sempre uma nota dominante onde uma melodia, seja conceitual, imagética, qual seja, possa se encostar. Michel Tournier, “as coisas cessam repentinamente de se inclinar umas sobre as outras no sentido de seu uso - e de sua usura.”

Dessa maneira, nos trabalhos de Cosmos, elimina-se a distância entre simbologias imagéticas, tudo convive, universalmente. Excluem-se as lógicas oposicionais, a oscilação entre a alta e a baixa cultura, entre o pop e o púlpito, entre a euforia e a disforia. Tudo é encontro, sombras e luz se diluem em variações de cores.


Texto Curatorial: Caio Eduardo Gabriel

About the Artist

We are delighted to announce the Uk based artist David Shillinglaw for our first exhibition of 2022.

COSMOS Exhibition is the result of one month David´s artistic residency in Lisbon, Portugal.

Born in 1982 he grew up in London and went on to graduate from Central Saint Martin’s in 2002. Currently lives and works in Margate, UK.

“The british artist is renowned for exploring themes around the "mind human condition" – David works in this conflicted and messy space, which ultimately relates to the human condition: a relentless need for control within a disordered world. His vibrant, vital paintings present a chaotic system, in which natural forms, freely connected words and human features both burst from and are contained within grids, boxes and organised lines. Contradictory feelings of freedom and confinement, safety and claustrophobia, coexist within his works. 

As an artist, David wrestles with this equilibrium of order and disorder. He has returned numerous times to the Carl Jung quote: “In all chaos there is a cosmos, in all disorder a secret order.” His works speak of our all-consuming journey to figure out some form of neat structure. But they also suggest that we will never fully understand the world around us, and that is where the real meaning lies. 

Mapping and psychogeography are recurring themes for David. We understand the world around us through cartography, translating both streets throbbing with human life and barren wastelands into neat shapes and symbols for the human eye to understand. David’s compositional treatment of space—gridded, blocked out into sections—reflects the complex nature of boundaries. Walls mark out territory; we can find ourselves on the right or wrong side of a wall, safe at home or desperately trying to get to the other side. The human forms that reside within David’s grids hint at migration, displacement and otherness, as well as safety and security. 

This search for structure moves from the macro to the micro in his works, from our will to understand entire universes right down to our own lives and the troubles within them. David’s more figurative portraits—paintings depicting the human head and shoulders—call to mind Frankinstein’s monster: a tightly packed selection of geometric shapes and forms, bringing together colours with both upbeat and downbeat connotations. In these evocative pieces the human is conflicted and labyrinthine: a mix of identities, feelings, thoughts and forms. 

These works confront the restrictive framework that is often applied to human life, leading to rigid definitions of gender, personality type and identity. David’s portraits pull away the calm and singular facades that many people walk around with and return the human to its innately complicated, beautiful self. These portraits do away with the binaries typically used to understand humanity and offer a more open-minded, compassionate view. These figures are allowed to be exactly as they are, jumbled but whole.

David’s tangled, joyful works suggest that it is impossible to fully understand or claim ownership over anything in this life. When we hunt for the knowable, compliant, in essence ‘safe’ version of ourselves, others, and the world around us, we find ourselves blinkered. The beauty lies in giving ourselves to the cosmic chaos that surrounds us, and trusting that even if we cannot see it, there is an exquisite order behind it. It is perhaps only in fully giving ourselves up to the world, in accepting our role as one precarious part and not the author of it, that we can really begin to respect it, care for it, and—as David does with wild abandon—revel in its many sublime wonders.”

Text by Emily Steer for David´s book “Relax The Universe is Expanding”

“COSMOS” Exhibition:

The infinite begins in our psyche. At least for us. 

In our private infinity our travels begin to universal, infinite knowledge begin. This is like a thirst in our thirst, and the mouth gives way to the unresolvable endless. It's like an uninterrupted need, we have no end just like the everything, the total. “When you live under the type of journey, what matters is not the journey, but the beginning of it, that's why I measure it, that's why I begin” and “there are a thousand stories in the smallest nail of history”, says Haroldo de Campos. In our endless, for being endless, we have the Universe, expanding, like us and our knowledge.

There, he finds his opera Shillinglaw. Poly-galactic concentration, paintings as images of full meaning that are lost in their surroundings, neighbors that become doom, in an almost silent visual pulsation, light-year hugs.

Yes, light years embrace us, the universe pulsates. The latter appears with its own consciousness - and displaces this science in an unconsciousness, the obscure with density, as in Tanizaki Junichiru, Praise of the Shadow, the obscure that can “enter the eyes”, a solid dark and full of wills, as is Freud, as the unconscious.

As in dreams, watermelons drip from the baroque pyramids that are the stairs behind the screens and the roofs revealed because the pyramids are like potatoes.

The freedom that this vision achieves is reflected in the artist's works. In the face of infinity, the imagetic domain is dispersed in chaotically cosmological points. Without a center, the work has no end point, it propagates itself continuously, in different exhibitions, on different canvases, walls and eyes along all sensitive paths. There is no support for this work, elimination of axes, as described by Derrida, where there is always a dominant note where a melody, whether conceptual, imagery, that is, can lean. Michel Tournier, “things suddenly cease to lean towards one another in the sense of their use – and of their usury.”

In this way, in the works of Cosmos, the distance between imagery symbologies is eliminated, everything coexists, universally. Oppositional logics, the oscillation between high and low culture, between pop and the pulpit, between euphoria and dysphoria are excluded. Everything is meeting, shadows and light are diluted in color variations.

Curatorial Text: Caio Eduardo Gabriel

COSMOS is the result of one month artistic residency inside our gallery space in Lisbon